sábado, 27 de setembro de 2008

Liberdade


Liberdade

Tanta gente fala em liberdade...

Esse substantivo que abrange uma série de sentimentos inexplicáveis ou, até mesmo, explicáveis é um vocábulo paradoxal, que volta em meia cai na boca de uma pessoa que o usa para expressar o livre-arbítrio de uma saída à rua sem intenção alguma ou objetivo. Apenas vagar pelas esquinas na procura de um amigo perdido, um vento no rosto, comprar um cigarro ou tomar um chopp para esquecer o problema do dia seguinte.

O que define-se como liberdade? Seria sair por esse mundo gigantesco - que grande parte das pessoas ignora em seus próprios habitats, nas telas de computadores - e viver, conviver com pessoas diferentes de você e de mim, que fazem parte, também, dessa fauna humana de personalidades infinitas.
Ah, o ser humano! Não sou antropocentrista, porém o universo não seria o mesmo sem esse punhado de areia que somos.

Ou, talvez, a ação de colocar a mochila nas costas e navegar até horizontes desconhecidos, onde o sol, apesar de ser único, parece brilhar de uma forma um tanto quanto diferente do lá de casa. Outro dia me imaginei em Buenos Aires, em meio as vielas históricas da capital hermana. Terra de Che, Evita. Salve Maradona! Pensei que estava lá com um chimarrão nas mãos, degustando a capital européia do solo latino-americano. Pois é, exerci meu direito pleno de viajar em meus pensamentos, todavia, o que mais me impressionou foi a trajetória até lá. É incrível fazer essa viagem de kms em segundos. Uma verdadeira aberração para a tecnologia dos dias de hoje, não? O que a mente é capaz? Veículo fundamental para enteder um pouco das vertentes de nossa tão popular palavra-chave.

Agora, companheiro, diga-me que você tem a liberdade de fazer o que bem entender. Sério? Então quantas vezes você disse ao ver uma situação que aquilo ''era coisa de doido'', impossível e simplismente a preconceituou? (Apesar de, às vezes, no fundo, esconder o desejo de estar ali? Falta-lhe coragem?)

Viajar de bicicleta pelo Deserto do Atacama, ir de ônibus para a venezuela, descer ondas de dezenas de metros, ser jogador de futebol, voar em um parapente pelo céu de sua cidade maravilhosa, dançar, mesmo não sabendo. Parece-lhe distante? Serão essas prerrogativas apenas para alguns?

Quantas vezes um sonho foi interrompido antes mesmo de se dar o primeiro pontapé? É companheiro. Onde está a sua liberdade?

Vivemos em uma selva? Sim, porém seja o leão dela. Ignore os riscos, medos, avisos e descubra você mesmo coisas novas e experiências outro dia ditas impossíveis. O sonho é impossível, mas passa a ser real quando você dá o primeiro passo em direção a alcança-lo. Não deixe que esse mundo louco tire sua liberdade de sonhar. Você é livre, não?

Os Coxas bambas diziam: ''Se você não for, ninguém irá por você''. Vá na fé.

Nenhum comentário: